História do Leme Tênis Clube

No dia 4 de julho de 1914, um grupo de funcionários da, então, “Cia. Carris, Luz e Força do Rio de Janeiro” que, atualmente, constitui a Rio Light S. A., fundou na Rua Figueira de Melo, em São Cristóvão, o “The Rio de Janeiro Athetic Association”. Um clube dedicado ao tênis, esporte em grande moda na época. Quando completávamos 13 anos de existência, portanto, em 1927, nos transferimos para a Rua Gustavo Sampaio, num terreno de propriedade de outra empresa do mesmo grupo, a “Ferro Carril do Jardim Botânico”. O lugar era utilizado para exposições e feiras e nos foi cedido em comodato com a condição de servir exclusivamente aos funcionários do grupo. No dia 13 de agosto daquele ano, ainda na República Velha, inaugurávamos a sede de nossa entidade, aqui no Leme.

Com grande felicidade dos associados, em 1944, mudamos nossa razão social para “Leme Tênis Clube”, em homenagem ao bairro que nos viu crescer, e que extasiava os freqüentadores pela sua beleza, tranqülidade e ar puro.

O ano de 1951 nos encontrou como uma entidade renuinamente nacional, evidentemente sem perder a característica do traço de união entre brasileiros e cidadãos de boa vontade de todo o mundo.

Tinhamos um objetivo principal. Era adqüirir o nosso terreno que possuíamos apenas por comodato. Isso ocorreu no dia 06 de setembro de 1952, sob a presidência do Dr. Plínio Segurado Pinto. A assinatura da escritura de venda foi presenciada por várias autoridades, destacando-se entre elas, o Presidente da Confederação Brasileira de Desportos, Dr. Rivadávia Correia Meyer, o Vereador Leite de Castro e os Presidentes da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Carioca de Tênis.

O acontecimento foi divulgado com grande destaque pela imprensa. O “Jornal dos Sports” fez uma reportagem completa assinada pelo nosso sócio Herbert Mesquita. Devemos destacar aqueles que batalharam para a aquisição definitiva do nosso terreno, o nome do sócio Ito Ockel Tibiriçá, que nos possibilitou, através dos seus arquivos, este texto, que foi compilado pelo Dr. Roberto Felício Lopes Coimbra.

Finalmente, no dia 11 de novembro de 1956, fincávamos definitivamente os nossos alicerces no bairro do Leme, com a inauguração da atual sede e, para comemorarmos a efeméride, durante uma semana realizamos diversas solenidades, que contaram com a presença do Prefeito da cidade, Embaixador Negrão de Lima.

Outro Prefeito, que há muito tempo já conhecíamos como grande administrador, o Dr, Marcos Tamoyo, foi nosso Presidente no triênio 1960-1963.


Mapa de Localização