Glossário do Tênis

Ace
Saque em que o recebedor não consegue sequer tocar a raquete na bola.

Approach
Aproximar, em inglês. Jogada que o tenista executa para ir à rede volear. Geralmente é feita com um golpe longo e forte, tentando deslocar o adversário para o fundo de quadra, para facilitar a execução do voleio.

ATP

Associação dos Tenistas Profissionais, entidade criada pelos jogadores, em 1968, para promover os rankings e os torneios masculinos, exceto os do Grand Slam Wimbledon, Roland Garros e os Abertos da Austrália e Estados Unidos, a Copa Davis e o torneio dos Jogos Olímpicos.



ATP Tour
É o circuito internacional de tênis profissional, também servindo para designar a terceira série de torneios em importância: os International Series e International Series Gold, que abrangem competições que distribuem de US$ 350 mil a US$ 1 milhão em prêmios, valem de 35 a 50 pontos no ranking da "corrida" e têm entre 32 e 48 jogadores.

Backhand
Golpe executado do lado oposto ao da empunhadura do tenista. Os jogadores destros realizam de seu lado esquerdo, enquanto os canhotos o fazem pela direita. Pode ser com uma ou com duas mãos.

Break-point
Ponto em que um jogador tem a chance de fechar o game no saque do adversário. Como 0/40, 15/40, 30/40 ou após vantagem.

Cabeça-de-chave
Jogadores que por terem melhor colocação no ranking de entradas ocupam posições estratégicas nas chaves dos torneios, de forma a não se encontrarem nas primeiras rodadas.

Carpete
Superfície rápida, utilizada em quadras cobertas.

Challenger
Quarta série de torneios em importância na ATP, atrás de Grand Slams, Masters Series e International Series. Tem premiação até U$100 mil e é uma espécie de segunda divisão do tênis, para jogadores que não têm ranking para disputar as principais competições. Não conta pontos na "corrida" e apenas para o ranking de entradas.

Deuce
Igualdade de pontos ao final de um game, a partir de 40/40.

Dupla-falta

Quando o tenista erra os dois saques seguidos e consequentemente perde o ponto em disputa.



Empunhadura

Estilo de pegada na raquete que cada tenista tem.



Erro não-forçado
Quando o tenista comete um erro, sem que tenha sido após uma bola forçada do adversário, um erro em uma bola fácil.

"Fechar o Grand Slam"
Termo que denomina o feito de vencer os quatro eventos em um só ano ou na sequência. Apenas cinco tenistas conseguiram tal feito em simples: Don Budge (1938), Maureen Connoly (1953), Rod Laver (1962 e 69), Margareth Smith Court (1970) e Steffi Graf (1988). Em duplas: Frank Sedgman e Ken McGregor (1951), a brasileira Maria Esther Bueno (com 2 parceiras, Christine Truman e Darlene Hard, em 1960) e Martina Navratilova e Pam Shriver (1984).

Fed Cup
É a versão feminina da Copa Davis, também disputada por eliminatórias regionais e uma elite mundial, também de 16 equipes.

Foot fault
Falta que acontece quando o tenista pisa na linha de fundo antes de bater na bola com a raquete. Quando o juiz de linha “chama” o foot fault, o jogador perde o saque como se tivesse acertado a rede.

Forehand
Golpe que é dado pelo lado da empunhadura do jogador, por isso com a palma da mão para a frente. Nos destros o forehand é de direita e nos canhotos de esquerda.

Future
Quinta série de torneios em importância no circuito. É organizada pela ITF e serve, geralmente, a jogadores em início de carreira.

Game
Série de pontos disputados no saque de um mesmo jogador. Para vencê-lo é necessário conquistar quatro pontos e, quando isso ocorre, o outro jogador passa a sacar.

Game Point

Ponto que pode encerrar um game.



Grama
Piso em que o tênis começou a ser jogado, hoje restrito a Wimbledon e poucos torneios que o antecedem. É a superfície mais irregular e rápida do tênis.

Grand Slam
Série que reúne os quatro maiores e mais tradicionais torneios de tênis do mundo: os Abertos da Austrália (disputado em Melbourne), da França (Roland Garros, em Paris) e dos EUA (Nova York), além do Torneio de Wimbledon, mais antigo torneio do mundo, disputado desde 1877. São jogados durante duas semanas, por 128 tenistas nas chaves masculina e feminina e distribui 200 pontos na “corrida” e mil no ranking de entradas.

Hopman Cup
Torneio de países por equipes, nos moldes da Davis e da Fed Cup, só que disputado por equipes mistas. Reúne oito equipes e dura apenas uma semana. As equipes possuem uma moça e um rapaz, que disputam um jogo de simples cada, sempre contra um oponente do mesmo sexo, e uma partida de duplas mistas.

Iguais
O mesmo que "deuce", ou seja, a igualdade de pontos ao final de um game, a partir de 40/40.

Indoor

Termo em inglês para quadra coberta. Geralmente quadras cobertas têm pisos de carpete ou duros (emborrachados), muito utilizados para a disputa de torneios durante o inverno europeu.



ITF

Federação Internacional de Tênis, guardiã das regras do esporte e organizadora dos Grand Slams, da Copa Davis, da Fed Cup e do torneio dos Jogos Olímpicos. Co-organiza a Masters Cup com a ATP.



Juiz de linha
Assistentes do juiz de cadeira, responsáveis por guardar as linhas da quadra e cantar as bolas que saem. Torneios grandes utilizam onze deles, mas as regras permitem a disputa com apenas cinco.

Let
Designa a bola que raspa a fita da rede, após um saque, e cai dentro do quadrado. O saque não vale, mas o sacador pode repetir o serviço, tendo novo primeiro saque ou evitando uma dupla-falta, por exemplo.

Lob
Golpe que tenta encobrir o adversário quando ele está próximo à rede, descrevendo uma parábola sobre o adversário e caindo no fundo de quadra.

Lucky Loser
Perdedor sortudo, em inglês: Tenista que não consegue se classificar no qualifying, mas recebe uma vaga na chave principal de um torneio devido a uma desistência de última hora e por ser, dentre os derrotados, o de melhor ranking.

Masters Series
Segunda série mais importante de torneios do circuito, atrás apenas dos Grand Slams e com os quais completam os chamados “majors”. Reúne os antigos Super 9, competições tradicionais, com no mínimo de U$2,95 milhões em prêmios e distribuindo cem pontos na “corrida” e 500 no ranking de entradas.

Masters Cup
Novo torneio, criado em 2000, para encerrar o ano do tênis e definir o número um do mundo ao final da temporada. Reúne os sete primeiros colocados da “corrida”, mais um campeão de Grand Slam que não esteja nesta lista. Se não houver um jogador nesta condição, o oitavo colocado completa o torneio. Veio para substituir as antigas Copa do Mundo e Copa Grand Slam, da ATP e da ITF, respectivamente, torneios que dividiam as atenções do final de uma temporada. Costumava ser chamada de Masters.

Match-point
Ponto que pode encerrar uma partida.

Net
Rede, em inglês.

Paralela
Bola que é lançada em linha reta, geralmente de forma paralela à linha lateral e que surpreende o adversário, após sequência de bolas cruzadas.

Passada
Bola em que o adversário está subindo à rede e é surpreendido numa cruzada ou paralela.

Quadra dura
Quadra de piso rápido, em superfície de cimento, com leve cobertura de borracha ou outro complexo sintético.

Quadrado
Primeira metade da quadra, junto á rede, que é dividida em dois quadrados. Delimita a área em que o saque deve entrar.

Qualifier
Jogador que entra na chave de um torneio, após vitória no qualifying.

Qualifying

Torneio de classificação para jogadores que não têm ranking suficiente para entrar diretamente na chave principal de um torneio. Para as chaves de 32 jogadores, quatro vagas são reservadas a qualifiers; nos de 48, entram seis; nos de 64, oito; e nos de 128, 16.



Ranking de entradas
É o ranking antigo da ATP. Leva em conta os pontos ganhos nas últimas 52 semanas do circuito e serve para determinar a entrada dos jogadores nos torneios. A cada semana, o 52º resultado cai e deve ser substituído por um novo. Por isso, diz-se que o jogador defende os pontos do ano anterior.

Saibro

Piso de terra batida, feito normalmente com cacos de tijolos, telhas e argila que é a superfície mais lenta em que o tênis é disputado. Em inglês, é chamado de clay.



Saque
Golpe que dá início à disputa de um ponto e coloca a bola em jogo. O mesmo que serviço.

Saque-voleio
Estilo de jogo que se baseia em sacar e avançar imediatamente para a rede para matar o ponto em um voleio. Estilo que se adapta melhor às quadras rápidas.

Set
Série de games de um jogo. Um jogador vence um set quando ganha seis games ou sete, se houver empate em 5/5. Se houver igualdade em 6/6, a decisão vai para o tie-break. Um jogo é vencido por quem levar dois sets primeiro, com exceção dos Grand Slams e de finais de torneios tradicionais, em que a disputa se dá numa melhor de cinco sets.

Set-point
Ponto que pode ser o último do set.

Slice
Fatia, em inglês. Efeito utilizado principalmente no golpe de backhand. Quando o jogador rebate a bola com a raquete enviesada e colocando um efeito no lance. A bola descreve uma breve parábola e cai subitamente junto à rede, sem peso.

Smash
Arrembentar, em inglês. Golpe usado geralmente junto a rede, com o mesmo movimento do saque, como uma cortada de vôlei.

Spin
Girar, em inglês. Efeito que imprime uma rotação à bola.

Subida de rede
Jogada em que o tenista corre para junto da rede para decidir um ponto, geralmente num voleio.

Tie-break
Game decisivo que desempata um set que chegou a 6/6. O primeiro saque cabe a um jogador e a partir daí cada um saca duas vezes, alternadamente. Quem vencer sete pontos primeiro leva o game e fecha o set. A partir de empates em 6/6, os jogadores só vencem o tie-break com uma diferença de dois pontos (8/6, 9/7, 10/8 etc.). Incorporado às regras do tênis em 1979, só não é utilizado nos quintos sets da Copa Davis e dos Grand Slams, com exceção do Aberto dos Estados Unidos.

Vantagem
Para desempatar um game que está em 40/40, o tenista precisa ganhar dois pontos seguidos: o primeiro deles é chamado de vantagem. Pode ser vantagem a favor ou contra, dependendo de quem estiver sacando.

Voleio
Golpe em que o tenista rebate a bola antes que ela toque o chão da quadra. Serve muito para decidir pontos em disputas na rede.

Wild Card
Convite que um jogador recebe dos organizadores para disputar um torneio, mesmo sem ter ranking suficiente para estar na chave ou ter participado do qualifying. Costuma ser oferecido para algum grande jogador que não se inscreveu previamente ou está com má colocação no ranking e para jovens revelações do país da disputa. Em torneios de chaves de 32 tenistas, são distribuídos três wild cards; em chaves de 48 são quatro; nas de 64, cinco; e nas de 128, os Grand Slams, são oito.

Winner
Bola vencedora, em inglês. É o golpe perfeito em que o adversário não consegue devolver. O ponto direto de saque é o ace.

WTA
Associação das Mulheres Tenistas versão feminina da ATP que exerce o mesmo papel na organização de rankings e torneios femininos, com exceção dos Grand Slams e da Fed Cup.

Chave
Tabela que determina a disposição dos tenistas, os cruzamentos e a seqüência de jogos de um torneio. Pode ser de 32, 48, 56, 64 ou 128 jogadores.

Contra-pé
Quando a bola é lançada no lado oposto ao qual o tenista estava se deslocando

Copa Davis
Competição por equipes nacionais. É disputada em eliminatórias regionais e uma elite mundial de 16 países. Em cada confronto, há quatro jogos de simples e um de duplas, sendo que a equipe que vencer três jogos primeiro leva o confronto. Não conta pontos nos rankings.

Corredor
Retângulo lateral que percorre a quadra e só é utililizado em jogos de duplas, para aumentar a extensão da área da quadra.

"Corrida dos campeões"
Ranking criado em 2000 pela ATP e que só leva em conta os melhores resultados de uma única temporada. É composto obrigatoriamente pelos resultados dos quatro Grand Slams, dos nove Masters Series e mais os cinco melhores resultados em torneios da série ATP Tour.

Deixadinha
Bola curta que cai na quadra do adversário bem junto à rede. Também conhecida pelo termo em inglês "drop shot".


Mapa de Localização